Fátima - Jornada da Família Andaluz

A Igreja Católica em Portugal vai viver a Semana de Oração pelas Vocações, este ano com propostas da Diocese de Bragança-Miranda, incluindo um vídeo com jovens. O guião nacional para

Diocese da Guarda - Faleceu D. António dos Santos, Bispo Emérito da Diocese da Guarda

D. António dos Santos nasceu em Quintã, Vagos, no distrito de Aveiro, a 14 de Abril de 1932. Foi ordenado sacerdote em 1 de Julho de 1956, em Albergaria-a-Velha. Exerceu funções em Aveiro e foi pároco em Ílhavo antes de ser ordenado bispo, em 7 de Abril de 1976, em cerimónia realizada no pavilhão municipal de Ílhavo.
Entre 1976 e 1979 exerceu as funções de bispo auxiliar na Diocese de Aveiro. Em 17 de Novembro de 1979 foi nomeado bispo da Guarda, mantendo-se em actividade até 1 de Dezembro de 2005, altura em que resignou por motivos de saúde, sendo substituído por D. Manuel Felício. A Diocese da Guarda assinalou os 60 anos de ordenação sacerdotal de D. António dos Santos, Bispo Emérito da Guarda, no dia 1 de Julho de 2016. Faleceu no dia 26 de Março de 2018, no Hospital da Guarda.

Sinos tocam por D. António dos Santos

Os sinos das paróquias da Diocese da Guarda vão tocar, ao longo do dia de hoje, 27 de Março, lembrando D. António dos Santos que faleceu ao final da tarde de ontem, 26 de Março, no Hospital da Guarda.
“Peço para tocarem os sinos de cada Igreja Paroquial para assinalar o falecimento de D. António dos Santos”, escreveu D. Manuel Felício, na mensagem que enviou a todos os padres da Diocese onde comunicava a morte do Bispo Emérito. O corpo de D. António dos Santos vai ser velado a partir das 10.30 horas, de hoje, na Igreja da Misericórdia, na Guarda. As exéquias solenes serão na Sé da Guarda, na quarta-feira, dia 28, às 15.00 horas, seguindo-se cortejo fúnebre para a sua terra natal, na Paróquia de Santo António de Vagos. Na mensagem D. Manuel Felício refere que “as últimas palavras pronunciadas pelo Sr. D. António foram as seguintes: Gosto muito das pessoas da Guarda. Levo a Guarda no meu coração”. “Agradecemos a Deus a doação do Sr. D. António à nossa Diocese, durante os 38 anos que lhe esteve ligado e rezamos pelo seu eterno descanso”, conclui o Bispo da Guarda.

Semana Santa - Centenas de pessoas viveram a Via Sacra nas ruas da Guarda

Centenas de pessoas participaram na Via Sacra que percorreu as ruas da Guarda, no dia 27 de Março. Esta iniciativa, promovida pelo Arciprestado da Guarda teve início na Sé Catedral seguindo depois por várias artérias da cidade, convidando as pessoas a viver a caminhada de Jesus até ao Calvário.
Na meditação das estações da Via Sacra estiveram envolvidas várias paróquias do arciprestado, com o objectivo de mostrar tradições próprias de cada povo. Participam as comunidades de Sé, S. Vicente, S. Miguel (Guarda), Aldeia do Bispo, Alfarazes, Famalicão, Faia, Fernão Joanes, Gonçalo, Maçainhas, Panoias, Vale de Estrela, Vela, Arrifana e Porto da Carne e também o Seminário da Guarda.

Semana de Oração pelas Vocações apresenta proposta de felicidade pela voz dos jovens

O guião nacional para iniciativa inclui a mensagem do Papa Francisco, uma proposta de rosário vocacional e Lectio Divina, uma vigília de oração e catequeses para crianças e para jovens. O Secretariado da Pastoral Juvenil e Vocacional da Diocese de Bragança-Miranda chamou os jovens no hino “É Cristo que me chama a ser Feliz”, gravado em vídeo, bem como um conjunto de propostas para apoiar as comunidades, os grupos de catequese e de formação, nomeadamente nas celebrações. A semana de Oração pelas Vocações começa a 15 de Abril e termina Domingo, 22 de Abril.

Fátima - Jornada da Família Andaluz
A Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, que tem uma comunidade na cidade da Guarda, vai realizar a XXIII Jornada da Família Andaluz, no dia 25 de Abril, em Fátima. O evento inclui a celebração de Acção de Graças pelo reconhecimento das virtudes heróicas de Luiza Andaluz, fundadora da Congregação. O programa começa com o Rosário, às 10.00 horas, na Capelinha das Aparições, a que se seguirá a Missa na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. José Traquina, Bispo de Santarém. A partir das 14.30 horas, terá lugar o momento cultural, no Centro Paulo VI.