JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

Ver Todos
Ver Todos

Ver Todos
Homilia da Vigília Pascal
http://www.diocesedaguarda.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/701922Simp__sio_do_Clero_2015___Cartaz___WEB.jpglink
http://www.diocesedaguarda.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/863136Imagem_peregrina.jpglink
http://www.diocesedaguarda.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/356148Sabugal___Casa_do_Castelo_Castelo_086.jpglink
http://www.diocesedaguarda.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/159573Museu_da_Guarda.JPGlink

Encontro decorrerá em Fátima, entre 31 de Agosto a 3 de Setembro Estão abertas as inscrições para o VIII Simpósio do Clero, que se realizará de 31 de Agosto e 3

Ver Mais

De 27 de Setembro a 11 de Outubro A Diocese da Guarda acolhe a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, de 27 de Setembro a 11 de Outubro, no

Ver Mais

No dia 19 de Setembro No dia 19 de Setembro, vai decorrer no Sabugal um Encontro dos Consagrados naturais do concelho do Sabugal. O evento está a ser preparado por uma

Ver Mais

Guarda Hoje (22 de Julho), pelas 16.00 horas, o Secretário de Estado da Cultura (SEC), Jorge Barreto Xavier, estará no Museu da Guarda para assinatura de protocolo com o Bispo da

Ver Mais

Simpósio do Clero com inscrições abertas

Encontro decorrerá em Fátima, entre 31 de Agosto a 3 de Setembro Estão abertas as inscrições para o VIII Simpósio do Clero, que se realizará de 31 de Agosto e 3 de Setembro, no Centro Paulo VI, em Fátima e que tem como tema “Padre, Irmão e Pastor”. Na Diocese da Guarda, as inscrições devem ser feitas junto do Delegado Diocesano, o Padre Helder Lopes, Vice-Reitor do Seminário da Guarda, até ao dia 30 de Julho. A inscrição no simpósio tem o custo de 55 euros. O Padre Helder Lopes começou a divulgar o Simpósio nos encontros do clero que começaram esta terça-feira, na Guarda. O Simpósio é organizado pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios e tem por base o Decreto conciliar Presbyterorum Ordinis sobre “O Ministério e a Vida dos Sacerdotes”, que celebra 50 anos, o “Ano da Vida Consagrada” e a figura “ímpar” do Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires, com os seus escritos e a sua vida. O encontro constitui “um momento de encontro, de ajuda mútua na formação permanente, de oração em comum, de convívio e intercâmbio de experiências pastorais entre Presbíteros de todas as Dioceses portuguesas”, refere a organização numa nota enviada a todas as dioceses. O Simpósio tem vários painéis onde participarão entre outros: D. António Francisco dos Santos (Bispo do Porto); Adriano Moreira (professor Universitário); Fátima Campos Ferreira (jornalista); Pedro Mexia (jornalista/Escritor); Henrique Leitão (cientista); Lídia Jorge (escritora); Carlos Cabecinhas (Reitor do Santuário de Fátima); e Luciano Manicardi (monge do Mosteiro de Bose).

Imagem Peregrina vai percorrer a Diocese da Guarda

De 27 de Setembro a 11 de Outubro A Diocese da Guarda acolhe a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, de 27 de Setembro a 11 de Outubro, no âmbito da visita que envolve todas as dioceses Portuguesas.
Na passagem pela Diocese, a Imagem Peregrina será recebida na Guarda, na tarde do dia 27 de Setembro, onde ficará até ao dia seguinte, seguindo depois para Seia (28 de Setembro), Gouveia (29), Celorico da beira (30), Trancoso (1 de Outubro), Pinhel (2), Figueira de Castelo Rodrigo (3), Almeida (4), Sabugal (5), Penamacor (6), Belmonte (7), Manteigas (8), Covilhã (9), Fundão (10) e Alpedrinha (11). A Imagem Peregrina chega à Diocese da Guarda proveniente da Diocese de Coimbra, dando entrada pelo lado de Seia, na paróquia de Folhadosa. Com início a 13 de Maio, durante as celebrações da 98.ª peregrinação internacional aniversária da primeira aparição, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima está em peregrinação pelas dioceses portuguesas, até maio de 2016. Uma Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) define esta peregrinação nacional como “um momento de missão evangelizadora” e apelam à mobilização das pessoas para o “acolhimento caloroso, marcado pela alegria de receber, na fé, o ícone da Mãe de Deus e Mãe dos Homens”. “Aproveitamos este momento de graça para convidar o Povo de Deus a entrar em profundidade na celebração da sua fé, particularmente por meio da participação na Eucaristia, da celebração do Sacramento da Penitência e da Unção dos Doentes; para incentivar à oração de adoração diante do Santíssimo Sacramento, tão característica da espiritualidade de Fátima; e para relançar o hábito da oração mariana do Rosário nas famílias cristãs, acompanhada pelas meditações bíblicas e pelo silêncio contemplativo”, refere a Nota Pastoral. Depois de passar pela Diocese da Guarda a Imagem Peregrina segue para a Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Encontro dos Consagrados naturais do concelho do Sabugal

No dia 19 de Setembro No dia 19 de Setembro, vai decorrer no Sabugal um Encontro dos Consagrados naturais do concelho do Sabugal. O evento está a ser preparado por uma comissão coordenadora, encabeçada pelo Padre Carlos Nunes, sacerdote Comboniano, natural do Sabugal.
O encontro tem como tema “Ano da Vida Consagrada – Olhar com gratidão o passado...Viver com paixão o presente... Abraçar com esperança o futuro”. O programa começa às 10.00 horas com uma reflexão/partilha no Auditório Municipal do sabugal. Serão abordados os seguintes assuntos: ““Quem somos e o que fazemos na Vida Consagrada” (Padre Antonio Fernandes, Prov. Consolata); e “O nosso Concelho hoje: Situação socioecónomica e política no concelho de Sabugal” (Delfina Leal, Vice Presidente da Câmara Municipal do Sabugal). Às 12.00 horas, haverá Missa na Igreja paroquial de S. João, presidida pelo Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício. Segue-se o convívio no Salão da Junta de Freguesia do Sabugal com a partilha do Almoço/Farnel e uma feijoada. Durante a tarde haverá música de animação, apresentação das Congregações e pessoas de Vida Consagrada. A organização está a preparar um boletim de informação geral para distribuir durante o evento e, para isso, estás a pedir informação pessoal de todos os Consagrados do concelho (nome, naturalidade (aldeia), data de nascimento, lugar onde trabalha). Este será o segundo encontro do género. O primeiro aconteceu acerca de trinta e cinco anos, reunindo quase 450 religiosos no Sabugal. De acordo com a organização “actualmente o número será menor, por falta de novas vocações e pelo falecimento de muitos consagrados”.

Retábulo volta para a Sé da Guarda

Guarda Hoje (22 de Julho), pelas 16.00 horas, o Secretário de Estado da Cultura (SEC), Jorge Barreto Xavier, estará no Museu da Guarda para assinatura de protocolo com o Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício, relativo à trasladação do Retábulo de Nossa Senhora da Anunciação para a Sé da Guarda.
O retábulo foi mandado fazer por Luís d'Abreu Castello Branco e Dona Francisca de Pina, para a sua Capela Funerária dos Ferros, na catedral da Guarda, tendo sido daí retirado e depositado no Museu da Guarda, em 1946, aquando da intervenção de restauro da Sé, empreendida sob orientação do arquiteto Rosendo de Carvalheira. Por solicitação de D. Manuel da Rocha Felício foi pedida a devolução do Retábulo à Sé da Guarda, permitindo deste modo o regresso desta peça ao seu local de origem. A trasladação do Retábulo encontra-se contemplada no âmbito da empreitada “Sé da Guarda Conservação e Restauro do Retábulo-Mor, Carpintarias e Acessibilidades”, operação candidatada pela DRCC ao Eixo Prioritário 2 - Valorização do Espaço Regional, Regulamento Específico - Património Cultural, do Programa Mais Centro. A empreitada inclui a desmontagem integral do Retábulo, acondicionamento e transporte do Museu da Guarda para a Sé da Guarda, incluindo todos os trabalhos preparatórios, acessórios e complementares, prevendo-se o final desta obra até 30 de Setembro de 2015.

Galeria Multimédia

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

Ver Todos
Ver Todos

Ver Todos

Receba a nossa newsletter:


Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Homilia da Vigília Pascal

Extracto da Homilia da Vigília Pascal

Cristo está vivo no meio de nós. Alegremo-nos e cantemos aleluia, nesta Vigília Pascal, mãe de todas as vigílias e o centro de todo o nosso ano litúrgico.

Toda a caminhada quaresmal nos orientou para esta Vigília; desta mesma Vigília parte um especial dinamismo de vida nova em Cristo ressuscitado que repercute não só na oitava da Páscoa , que vamos viver como sendo um  domingo continuado, mas também na cinquentena pascal que culmina no Pentecostes, com a descida do Espírito Santo sobre toda a Igreja.

 

 

A surpresa das mulheres que encontraram o sepulcro vazio e o percurso interior que, a seguir, fizeram para concluir que Ele ressuscitou tem de ser também a nossa surpresa e o nosso percurso espiritual, neste tempo de Páscoa. Esta surpresa tem de aparecer clara nas nossas vidas para surpreender o próprio mundo, que precisa de novas rezões de esperança. E Jesus Ressuscitado é a grande esperança para a Igreja e para o mundo. Nós somos convidados por Ele a deixarmos que na nossa vida pessoal e na vida das nossas comunidades transpareça de verdade este grande acontecimento da Sua Ressurreição. Agradecemos a Deus o dom do novo Papa que acaba de ser eleito. Ele vem com vontade de ajudar a Igreja a ser cada vez mais transparente à novidade de Cristo Vivo. Ele próprio já deu muitos sinais de que a nota dominante da sua vida pessoal é deixar que a novidade de Cristo se manifeste. Vai continuar a pedi-lo certamente a todas as instâncias da Igreja, desde a Cúria Romana, às Conferências Episcopais, aos bispos, aos padres, aos diáconos aos de especial consagração. Vai certamente  pedi-lo a todas as estruturas da Igreja cuja razão de ser é viver de Jesus Ressuscitado e apresentá-lo de tal modo que o mundo creia.

Santa Páscoa para todos vós e vossas famílias.